Jerez Cruz Conde PX 5 Años Solera 1902 Dulce Natural + Jerez Cruz Conde PX 20 Años Solera Fundación

Espanha
Fortificado

Características Organolépticas e Harmonização

Jerez Cruz Conde PX 5 Años Solera 1902 Dulce Natural

Tipo: Fortificado
Origem: Espanha
Graduação Alcoólica: 15%
Temperatura Ideal: 18º C
Estágio em madeira

Pode-se dizer ‘’tal pai, tal filho’’, pois esse exemplar segue a risca todas as características do PX 20 años. Macio, untuoso, denso, cremoso e extremamente agradável são alguns dos inúmeros adjetivos que podemos lhe dar. Não há quem não se delicie ao receber uma tacinha desse magnífico caldo que vai bem sozinho, acompanhando queijos azuis, fortes e bem curados, charutos e sobremesas de chef. Proveniente da D.O. Montilla-Moriles, na Andaluzia, é elaborado através do sistema de Solera e Creadera, técnica na qual os vinhos de safras mais recentes são mesclados e envelhecidos com os de safras mais antigas dando origem a um vinho único e atemporal. 

No caso deste magnífico exemplar, o vinho base data de 1902! A Cruz Conde elabora este excepcional vinho licoroso através de uvas Pedro Ximénez passificadas, com envelhecimento mínimo de 5 anos em barricas de carvalho americano. Complexo e muito amplo, mostra aromas de figo em compota, ameixas negras em calda, tâmaras, castanhas, café torrado e uma profunda nota de caramelo. Na boca é muito denso, encorpado e cremoso. Se mostra doce, mas com elevada acidez, característica da variedade que garante um conjunto equilibrado, cheio de nuances e com uma persistência fantástica. É o vinho ideal para acompanhar queijos azuis como gorgonzola e roquefort, sobremesas, em especial preparo à base de chocolate, também sendo companhia perfeita para um bom charuto. É a oportunidade para você conhecer um dos vinhos mais icônicos da Espanha e que não pode faltar na sua adega. Não há quem não se delicie ao receber uma tacinha desse vinho magnífico.

 

Jerez Cruz Conde PX 20 Años Solera Fundación 1902

Tipo: Fortificado
Origem: Espanha
Graduação Alcoólica: 16%
Temperatura Ideal: 18º C
Estágio em madeira

 

Se você nunca se deparou com um PX antes, vamos contextualizar: o PX é um vinho Jerez, isso significa que ele é feito na Andaluzia, parte sul da Espanha, mais especificamente na D.O. Montilla-Moriles. Essa é uma região quente e árida, ideal para o cultivo da variedade Pedro Ximénez (PX). Sua elaboração foge bastante do tradicional. A primeira curiosidade na elaboração do PX, é que a variedade Pedro Ximénez é uma uva branca. A cor exótica que apresenta, um mogno escuro, decorre inteiramente do processo de vinificação. Após a colheita das uvas, que já ocorre em um estágio que elas estão sobremaduras, os cachos são secos ao sol por aproximadamente 10 dias. Com isso, os grãos desidratam, ou seja, perdem água, o que significa que concentram os açúcares naturais da fruta.

Dessa forma tem-se um mosto incrivelmente doce, que é fermentado parcialmente. Por que parcialmente? Porque no meio desse processo ocorre uma fortificação, ou seja, acrescenta-se aguardente vínica no mosto, o que interrompe a fermentação e dá como resultado um vinho mais alcóolico, ao mesmo tempo em que mantém um nível elevado de açúcar residual. Após a fermentação, ocorre uma longa maturação oxidativa. Os vinhos são passados para barricas de carvalho americano e maturados através do sistema de solera e creadera.

Nesse sistema, vinhos de safras mais antigas são gradualmente mesclados com os mais novos garantindo que cada garrafa seja dotada de uma complexidade ímpar. No caso desse Cruz Conde, a solera original é de 1902, ou seja, uma parte do que está nessa garrafa tem mais de 115 anos de idade! Não apenas isso, pois o blend final maturou por no mínimo 20 anos em carvalho. Nesse período todo em que ele estagia nas barricas, ocorre uma oxidação lenta e gradual, devido a porosidade do carvalho. Com isso ele vai ganhando a cor escura e também os aromas complexos que são a marca do estilo.

Este é um vinho que impressiona já na análise visual. A cor escura impenetrável é acompanhada de uma viscosidade fora do comum. No aroma somos presentados com uma gama complexa de camadas passando por figo em calda, caramelo, frutos secos, toffee, tamaras, café e alcaçuz. Em boca, a doçura é equilibrada pela excelente acidez, o que garante que ele nem de longe se torne enjoativo. Cremoso ao extremo, traz uma explosão de sabores que mesclam chocolate, baunilha, nozes e café, com um final que parece persistir por horas. 

Ver mais

Mais informações

Pronto para beber:
Sim
Estágio em madeira?
Não
Necessita aeração prévia em decanter?
Não
Vedação
Rolha
R$ 607,80
ou 3x de R$ 202,60 s/ juros

-
1
+
Produto Quantidade
Jerez Cruz Conde PX 5 Años Solera 1902 Dulce Natural + Jerez Cruz Conde PX 20 Años Solera Fundación 1
Continuar

Seus dados

Continuar

Endereço

Continuar

Pagamento

Finalizar
Compra realizada com sucesso! Você receberá em seu e-mail o detalhe do seu pedido.